domingo, setembro 07, 2008

Espectáculo de Marionetas "Zé das Moscas"

Este projecto surge para divulgar a cultura popular portuguesa, transmitindo-a de uma forma lúdica e divertida de modo a torna-la mais compreensiva.
Por ser um espectáculo vocacionado para a intinerância, permite-nos chegar mais perto das populações. Incrementar o gosto pelo teatro nas crianças, recorrendo às marionetas, que são ao mesmo tempo um veículo de formação e auxiliar educativo.

Sandra Nunes
Como actriz e marionetista pretende desenvolver projectos que considera úteis na formação de crianças e adultos e na transmissão da cultura tradicional portuguesa.

A escolha desta história, deve-se ao facto de ser um conto tradicional português adaptado pelo escritor António Torrado e por ter como personagem principal uma criança, o que permite uma maior identificação das mesmas e retrata de certa forma as dificuldades de comunicação que existe entre elas e os adultos.

Sinopse
Um vizinho do Zé das Moscas dá-lhe um conselho para o ajudar, visitar o médico, pois este há muito que se queixa de um barulho que o atormenta e persegue.
O Zé das moscas vai então consultar o médico, mas este depois de ouvir as suas queixas diz-lhe que não consegue ajuda-lo, pois para o seu caso os estudos e a medicina de nada servem. Então o médico mando-o enxotar as moscas.
O Zé das Moscas segue o conselho do médico, e quer de dia quer de noite não se cansa de enxotar as moscas.


Mas, se ele não se cansava o mesmo não podiam dizer os seus vizinhos que não conseguiam dormir descansados pelo que foram fazer queixas a policia.
O Policia adverte o Zé das Moscas e aconselha-o a visitar um advogado, que muito arreliado o manda visitar o veterinário que por sua vez muito ofendido acaba por não o atender e persuadi-lo a visitar o juiz que após alguns conselhos práticos o vai realmente ajudar a resolver o problema ensinando-o a reciclar e assim solucionar o problema que tanto o atormenta… As moscas.

Ficha Artística
Adaptação, representação/manipulação: Maria João Catalão e Sandra Nunes
Construção das marionetas e cenários: Sandra Nunes
Estrutura Cénica: José Neves

Ficha técnica

Espectáculo para M/4
Duração: 45m
Actrizes/manipuladoras: Maria João Catalão e Sandra Nunes

Recursos materiais
Barraca cénica
Marionetas
Iluminação
Sonoplastia

Requisitos necessários
Tomadas eléctricas
Palco: mínimo 4m²

Tempo de montagem
1 Hora

Orçamento
(entrar em contacto com a produção)

Contactos:
Voandocynthia@gmail.com

Nenhum comentário: